O teatro pode ir além do espetáculo? Como?
Tudo começou na antiguidade grega, quando um empreendimento conseguiu juntar três ações humanas em um único acontecimento espetacular: a comunicação, a investigação e o encantamento. Estava criado o teatro.
Na idade média, a igreja fez um enorme esforço para se apropriar com exclusividade desta proeza. Porém, não conseguiu. E, a partir do renascimento, conforme os atores ganhavam prestígio social, surgiu o edifício teatral: um espaço arquitetônico especialmente projetado para o empreendimento teatral mas também símbolo e ostentação do poder político. Na plateia, o espaço reservado para eles, os espectadores não podiam mais se expressar livremente e foram obrigados a adotar uma postura passiva que privilegiava a eficácia das três ações fundadoras.
Depois disso, o acontecimento teatral ficou cada vez mais complexo: passou a adotar novas tecnologias e exigir orçamentos suntuosos. Ele se tornou ainda mais espetacular.
Hoje, o teatro já não é, há muito tempo, o único empreendimento capaz de produzir acontecimentos espetaculares. A eletricidade transformou radicalmente a iluminação e a amplificação sonora. A fotografia reproduziu mecanicamente as imagens. O cinema, o rádio, a televisão e os concertos musicais se espalharam pelos espaços fechados e abertos, públicos e privados. E, nas últimas décadas, o computador entregou o espetáculo na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Todos estes acontecimentos espetaculares são muito mais capazes de reunir multidões e o teatro se transformou em um empreendimento em que a relação custo/benefício é muito menos atraente.
Eu penso, então, que, para ir além do espetáculo, o teatro precisa se desassociar dele e o fazedor teatral precisa entender que o espectador está além de um consumidor de uma mensagem. Ou seja, o teatro precisa dar valor e confiar no que ele, e somente ele, tem: a presença simultânea no tempo e em qualquer espaço dos corpos dos atores e dos espectadores, sempre mediados por personagens, em um acontecimento que é encontro, convívio, empatia, cuidado e imaginação.
Manoel Prazeres, 27 de março de 2025
Dia Mundial do Teatro
(última atualização: 28 de abril de 2025)