Atenção para a chamada:

Professor, pode trazer a sua turma!

Estreia no dia 10 de maio, no Teatro Poeirinha, Querida Helena Sergueievna! O sexto espetáculo da LMPR – Cultura e Tecnologia, com direção de Isaac Bernat, texto de Ludmila Razumovskaia e Helena Varvaki no papel título. A peça, que conta a visita que quatro alunos fazem a sua professora de matemática, tem também no elenco João Pedro Zappa, Fabio Enriquez, Marina Provenzano e Gabriel Vaz.

Os alunos chegam de forma inesperada na casa de sua professora, com presentes, champanhe e flores, no dia de seu aniversário. Ela, entusiasmada com a surpresa feita pelos alunos, os convida para entrar e prepara um lanche. Aos poucos, a partir de cada acontecimento, a vida destes cinco personagens vai se transformando profundamente.

A peça coloca em cheque os contornos que as relações aluno/professor podem tomar na atualidade. Numa montagem ágil e contundente, a peça traz para cena questões como o conflito de gerações, a desvalorização do lugar do professor na sociedade e a falta de perspectiva dos jovens.

Não queremos fazer esta reflexão de uma maneira pesada, o espetáculo é ágil, com uma linguagem atrativa para o público. O teatro é para nós um campo privilegiado para, junto com nossos espectadores, avançar nestas questões e continuar trabalhando por uma sociedade mais harmonizada na existência e convivência das diferenças, afirma Helena Varvaki atriz da peça.

A peça foi escrita em 1980, na Russia, e teve um sucesso imediato, porém foi censurada, e só voltou a ser montada na Rússia durante a época da Perestróika. Depois que foi liberada novamente a peça foi muito montada na Russia, onde também foi filmada. Hoje é montada em vários países do mundo como: Alemanha, Grécia, Itália, Canadá, EUA, Bulgaria, entre outros.

Caro professor e coordenador, nosso projeto inclui um trabalho de formação de espectadores: A ideia é instrumentalizar os alunos antes de assistirem o espetáculo – indo em sala apresentando o universo da peça e deixando um material com os alunos, oferecer um ingresso a um preço  muito acessível – temos patrocínio da Prefeitura do Rio – e conversar com os alunos depois da peça. Este texto é propício para esta atividade por tratar de questões muito pertinentes a vida dos jovens e por ter no elenco quatro atores jovens.

Professor, se quiser trazer sua turma entre em contato conosco!