Manoel Prazeres – diretor teatral (encenador)

Eu nasci no Rio de Janeiro, em janeiro de 1959.

A minha trajetória profissional começou em 1977, estudando Informática. Até 2017, trabalhei como desenvolvedor de software e administrador de redes. No início dos anos 1980, decidi estudar teatro. Fiz cursos livres, iniciei uma graduação em Artes Cênicas e estreei como diretor teatral em 1987.

Tenho especial interesse em processos colaborativos e de experimentação. Filosofia, arte e ciência são as mais valiosas contribuições da razão humana. As três se erguem a partir da dúvida.

PROJETOS EM ANDAMENTO

As investigações O Ecossistema Ator|Atriz e Dramaturgia das Coisas. A primeira sobre o conjunto das relações de interdependência dos profissionais das artes da representação. A segunda sobre as características e os desdobramentos da hipertrofia narrativa no espaço virtual.

O filme de curta-metragem A Love Book. Em fase de finalização.

Mestrado em Teatro na Universidade de Évora.

PRINCIPAIS PROJETOS REALIZADOS

A participação no projeto The Hektomeron, Teatro Nacional Marin Sorescu, Craiova, Romênia, janeiro de 2021. Encenação da quinta história do oitavo dia do Decamerão de Giovanni Boccaccio.

A encenação da peça C10H14N2, de Sandra José, Lisboa, setembro de 2020.

As direções cênicas de concertos de música barroca do Circuito Musica Brasilis.

O experimento em realidade virtual The Tempest, IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, dezembro de 2017. A partir da peça de William Shakespeare.

A encenação da peça A Outra Casa, de Sharr White, fevereiro de 2016.

O livro Chá das 3 – Investigação, Criação e Memórias, dezembro de 2015. Em parceria com os demais componentes da equipe, descreve um processo de criação teatral colaborativa que não chegou à cena.

A autoria do roteiro da peça A Arte de Ter Razão, direção de Vitor Lemos, maio de 2007. Uma comédia muito livremente inspirada na obra de Arthur Schopenhauer. Um processo de criação teatral colaborativa.

A curadoria do Festsoft – Festival de Software, Cultura e Liberdade, agosto de 2002.

A administração da rede local e da conexão com a Internet do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, outubro de 1993 a maio de 2017.

As passagens, como desenvolvedor de software, pela COBRA – Computadores Brasileiros S/A, 1984 a 1989. A empresa esteve à frente de uma ousada política nacional de projetar, construir e comercializar computadores.

A encenação da peça Via Crucis do Corpo, uma adaptação do conto de Clarice Lispector, novembro de 1987. A minha estreia como diretor teatral e como parceiro da atriz Helena Varvaki. A radicalidade da encenação, para um público muito reduzido, produziu uma forte empatia entre a atriz e o espectador.

A participação como ator integrante do coro na peça Theatro Musical Brazileiro – Parte I (1860/1914), direção de Luís Antônio Martinez Corrêa, julho de 1985.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Curso de Roteiro Cinematográfico, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, março de 2003 a junho de 2004.

Bacharelado em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes da UNIRIO, incompleto, ingresso em março de 1986.

Mestrado em Software de Suporte (Compiladores e Bancos de Dados), Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, incompleto, ingresso em janeiro de 1982.

Bacharelado em Matemática com especialização em Informática, Instituto de Matemática da UFRJ, março de 1977 a dezembro de 1980.

LINHA DO TEMPO(informações detalhadas)

Manoel Prazeres – theater director

I was born in Rio de Janeiro, in January 1959.

My professional career began in 1977, studying Informatics. Until 2017, I worked as a software developer and network administrator. In the early 1980s, I decided to study theater. I took free courses, started a bachelor’s degree in Performing Arts, and debuted as theater director in 1987.

I am especially interested in collaborative processes and experimentation. Philosophy, art and science are the most valuable contributions of human reason. All three arise from doubt.

ONGOING PROJECTS

The researches The Ecosystem Actor|Actress and Dramaturgy of Things. The first one about the set of interdependent relationships of professionals in performing arts. The second one about characteristics and consequences of narrative hypertrophy in virtual space.

The short film A Love Book. Being finalized.

Master in Theater at the University of Évora.

MAIN PROJECTS CARRIED OUT

Participation in project The Hektomeron, Marin Sorescu National Theatre, Craiova, Romania, January 2021. Staging of the fifth story of the eighth day of the Decameron by Giovanni Boccaccio.

The staging of the play C10H14N2, by Sandra José, Lisbon, September 2020.

The stage directions of baroque music concerts of the Circuito Musica Brasilis.

The experiment in virtual reality The Tempest, IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, December 2017. From the play by William Shakespeare.

The staging of the play The Other Place, by Sharr White, February 2016.

The book Chá das 3 – Investigação, Criação e Memórias, December 2015. In collaboration with the other components of the team, it describes a collaborative theatrical creation process that did not come to stage.

The authorship of the script for the play A Arte de Ter Razão, directed by Vitor Lemos, May 2007. A comedy very freely inspired on the work by Arthur Schopenhauer. A collaborative theatrical creation process.

The curatorship of Festsoft – Festival de Software, Cultura e Liberdade, August 2002.

The administration of the local network and Internet connection at IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, October 1993 to May 2017.

The passages, as software developer, at COBRA – Computadores Brasileiros S/A, 1984 a 1989. The company was at the forefront of a bold national policy to design, build and market computers.

The staging of the play Via Crucis do Corpo, an adaptation of the short story by Clarice Lispector, November 1987. My debut as theater director and as partner of the actress Helena Varvaki. The radicality of the staging, for a very small audience, produced a strong empathy between the actress and the spectator.

The participation as an actor in the chorus of the play Theatro Musical Brazileiro – Parte I (1860/1914), directed by Luís Antônio Martinez Corrêa, July 1985.

PROFESSIONAL EDUCATION

Film Scriptwriting Course, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, March 2003 to June 2004.

Bachelor’s degree in Performing Arts, Centro de Letras e Artes da UNIRIO, incomplete, admission in March 1986.

Master in System Software (Compilers and Databases), Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, incomplete, admission in January de 1982.

Bachelor’s degree in Mathematics with specialization in Informatics, Instituto de Matemática da UFRJ, March 1977 to December 1980.

TIMELINE(detailed information)

Manoel Prazeres – metteur en scène

Je suis né à Rio de Janeiro en janvier 1959.

Ma carrière professionnelle a commencé en 1977, par des études d’Informatique. Jusqu’en 2017, j’ai travaillé en tant que développeur logiciel et administrateur réseau. Au début des années 1980, j’ai décidé d’étudier le théâtre. J’ai pris des cours libres, j’ai commencé une licence en Arts du Spectacle et j’ai débuté en tant que metteur en scène en 1987.

J’ai un intérêt particulier pour les processus de collaboration et d’expérimentation. La philosophie, l’art et la science sont les plus précieuses contributions de la raison humaine. Tous trois émergent du doute.

PROJETS ACTUELS

Les investigations L’Écosystème Acteur|Actrice et Dramaturgie des Objets. La première à propos de l’ensemble des relations d’interdépendance des professionnels du spectacle vivant. La seconde à propos de caractéristiques et développements de l’hypertrophie narrative dans l’espace virtuel.

Le court-métrage A Love Book. En phase de finalisation.

Master en Théâtre à l’Université d’Évora.

LES PRINCIPAUX PROJETS RÉALISÉS

Participation au projet The Hektomeron, Théâtre National Marin Sorescu, Craiova, Roumanie, janvier 2021. Mise en scène de la cinquième histoire du huitième jour du Decamerão de Giovanni Boccaccio.

La mise en scène de la pièce C10H14N2, de Sandra José, Lisbonne, septembre 2020.

Les mises en scène des concerts de musique baroque du Circuito Musica Brasilis.

L’expérience en réalité virtuelle The Tempest, IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, décembre 2017. D’après la pièce de William Shakespeare.

La mise en scène de la pièce The Other Place, de Sharr White, février 2016.

Le livre Chá das 3 – Investigação, Criação e Memórias, décembre 2015. En collaboration avec les autres composantes de l’équipe, il décrit un processus de création théâtrale collaborative qui n’a pas atteint la scène.

L’écriture du scénario de la pièce A Arte de Ter Razão, mise en scène de Vitor Lemos, mai 2007. Une comédie très librement inspirée sur l’œuvre d’Arthur Schopenhauer. Un processus de création théâtrale collaborative.

La curatelle du Festsoft – Festival de Software, Cultura e Liberdade, août 2002.

L’administration du réseau local et de la connexion Internet à IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, d’octobre 1993 à mai 2017.

Les passages, en tant que développeur logiciel, à COBRA – Computadores Brasileiros S/A, de 1984 à 1989. L’entreprise était à la tête d’une politique nationale audacieuse visant à concevoir, construire et commercialiser des ordinateurs.

La mise en scène de la pièce Via Crucis do Corpo, une adaptation du récit de Clarice Lispector, novembre 1987. Mes débuts en tant que metteur en scène et partenaire de l’actrice Helena Varvaki. La radicalité de la mise en scène, destinée à un public très restreint, a produit une forte empathie entre l’actrice et le spectateur.

La participation en tant qu’acteur au chœur de la pièce Theatro Musical Brazileiro – Parte I (1860/1914), mise en scène de Luís Antônio Martinez Corrêa, juillet 1985.

FORMATION PROFESSIONNELLE

Cours de Scénario de Film, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, mars 2003 à juin 2004.

Licence en Arts du Spectacle, Centro de Letras e Artes da UNIRIO, incomplète, admission en mars 1986.

Master en Logiciel Système (Compilateurs et Bases de Données), Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, incomplet, admission en janvier 1982.

Licence en Mathématiques avec spécialisation en Informatique, Instituto de Matemática da UFRJ, mars 1977 à décembre 1980.

CHRONOLOGIE(informations détaillées)